Sobre SAÚDE e EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar...


Segundo a Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), SAÚDE é o estado de completo bem-estar físico, mental, afectivo e social, e a abordagem da SEXUALIDADE ou da EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar passa por falarmos do corpo e das diversas formas de nos expressarmos, de sentimentos, de emoções, de afectos, de identidade sexual e papéis de género, de relações interpessoais, para além da saúde e em particular da saúde sexual e reprodutiva, consiste na abordagem do ato de Viver!


Palestra sobre "Prevenção da violência e das aproximações abusivas"

Decorreu no início deste mês a palestra- debate sobre prevenção da violência e aproximações abusivas, apresentada pela Psicóloga Liliana Ferreira, à turma D, do sétimo ano. Esta ação decorreu no âmbito da Educação para a Cidadania em articulação com o Projeto de Educação para Saúde e Educação Sexual. Foram abordados e debatidos: o conceito de violência. A violência pode acontecer a todos. Segundo a Organização Mundial de Saúde “é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ou ser vivo, ou objeto”; os vários tipos de violência( física, verbal, psicológica, sexual, doméstica, bullying, violência no namoro…) e vários contextos em que a mesma ocorre ( familiar, negligência, ….); consequ~encias ( afastamento dos colegas, baixa auto-confiança e baixa auto-estima, tristeza, depressão, ansiedade, abandono escolar, lesões físicas e psicológicas….); o que fazer (a solução é falar com um adulto, linhas de apoio – APAV e SOS criança…). A sessão terminou com a visualização do vídeo da APAV “ corta com a violência” 

“ QUEM NÂO TE RESPEITA, NÃO TE MERECE!” 

Madalena Ferreira 

FOTOS TIRADAS NA ESCOLA N.º 2 DE AVELAR AOS ALUNOS DO 7ºD
 

 




Esta foi a última de diversas palestras sobre este tema no nosso agrupamento, que começou com as turmas do 6º ano da Escola n.º 2 de Avelar, sendo que em maio as mesmas tiveram lugar nas e com as turmas do 8.º ano ds Escola BS Dr. Pascoal José de Mello, em Ansião. 

Os alunos foram em geral muito participativos e a avliação que fizeram por escrito, através de questionários, foi mais uma vez muito positiva.

Ficam aqui videos da APAV:
 
 



======================================================



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, o Agrupamento de Escolas de Ansião e em particular a equipa do P.E.S.-E.S. agradecem.