Sobre SAÚDE e EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar...


Segundo a Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), SAÚDE é o estado de completo bem-estar físico, mental, afectivo e social, e a abordagem da SEXUALIDADE ou da EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar passa por falarmos do corpo e das diversas formas de nos expressarmos, de sentimentos, de emoções, de afectos, de identidade sexual e papéis de género, de relações interpessoais, para além da saúde e em particular da saúde sexual e reprodutiva, consiste na abordagem do ato de Viver!


Rastreio de Cardiologia "Dá-nos 5 minutos e nós damos-te 1 Vida"



Em que consiste o Síndrome da Morte Súbita?,
pelo Cardiologista Rui Providência

PROJECTO

Compreende a realização de um eletrocardiograma e o preenchimento de um pequeno questionário informatizado, cujo objectivo é avaliar os fatores de risco de morte súbita de toda a população entre os 15 e 40 anos da região centro, em articulação com a Associação Portuguesa de Portadores de Pacemakers e CDI's e o Serviço de Cardiologia do CHUC.

O rastreio teve lugar nos dias 11, 12 e 13 de março, para todos os alunos do ensino secundário e outros que já tivessem 15 anos ou mais anos, funcionários docentes e não docentes administrativos e operacionais de todo o agrupamento, na escola-sede, Escola EB23S Dr. Pascoal José de Mello, em Ansião, e no dia 15 de março, na Escola EB n.º 2 de Avelar em Avelar.

O rastreio foi muito participado e dele usufruiram 255 pessoas, entre alunos e funcionários docentes, operacionais e administrativos de todas as escolas do agrupamento, nomedamente, foram feitos 197 ECG em Ansião e 58 ECG em Avelar, que inclui alguns casos de risco detetados, os quais irão ser seguidos pela equipa do Dr. Rui Providência no CHUC.


Fotografias ilustrativas da atividade desenvolvida no Agruapamento de Escolas de Ansião no âmbito deste projeto








O rastreio decorreu de acordo com o cronograma seguinte:



 

=========================================







Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, o Agrupamento de Escolas de Ansião e em particular a equipa do P.E.S.-E.S. agradecem.