Sobre SAÚDE e EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar...


Segundo a Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), SAÚDE é o estado de completo bem-estar físico, mental, afectivo e social, e a abordagem da SEXUALIDADE ou da EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar passa por falarmos do corpo e das diversas formas de nos expressarmos, de sentimentos, de emoções, de afectos, de identidade sexual e papéis de género, de relações interpessoais, para além da saúde e em particular da saúde sexual e reprodutiva, consiste na abordagem do ato de Viver!


Alguns modelos tridimensionais do corpo humano no ensino-aprendizagem das ciências da saúde

A interação com o objeto em estudo é fundamental na aprendizagem. Os modelos tridimensionais são altamente facilitadores, sobretudo quando é possível compará-los com uma amostra real (observação da morfologia externa e interna de um mamífero, por exemplo). O contacto direto e o manuseamento destes materiais didático-pedagógicos torna a comunicação em sala de aula muito mais eficaz e as aulas mais motivantes, tanto para o aluno como para o professor.

Deixo aqui fotografias de modelos tridimensionais utilizáveis em aulas, leccionadas no âmbito das ciências da saúde, que fazem parte dos meus arquivos fotográficos de anos passados e que deveriam de fazer parte das nossas escolas, entre outros.

sistema vascular e esquelético do crânio humano
cérebro humano e crâneo
olho, músculos e nervos oculares
morfologia interna do crâneo e pescoço em corte longitudinal,
(com o encéfalo e espinal medula, meninges, hipófise-hipotálamo, sinus frontal e nasal, glândilas salivares, laringe, faringe) e o tronco humano em vista frontal

sistema esquelético humano (músculos, tendões, articulações, ossos)



sistema excretor urinário
nefrónio - unidade funcional do rim
glomérulo de Malpighi
rim em corte longitudinal
sistema reprodutor masculino
sistema digestivo


=======================================================

2 comentários:

  1. Qual é o contado do local ou proprietário desses modelos? Preciso urgente para realizar um trabalho e essas pessoas podem me ajudar!! Obrigada! Espero uma resposta o mais rápido possível..

    ResponderEliminar
  2. Estes modelos pertencem à Universidade dos Açores, Departamento de Biologia, Rua Da Mãe de Deus, Ponta Delgada (S. Miguel), Açores.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário, o Agrupamento de Escolas de Ansião e em particular a equipa do P.E.S.-E.S. agradecem.