Sobre SAÚDE e EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar...


Segundo a Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), SAÚDE é o estado de completo bem-estar físico, mental, afectivo e social, e a abordagem da SEXUALIDADE ou da EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar passa por falarmos do corpo e das diversas formas de nos expressarmos, de sentimentos, de emoções, de afectos, de identidade sexual e papéis de género, de relações interpessoais, para além da saúde e em particular da saúde sexual e reprodutiva, consiste na abordagem do ato de Viver!


Mais uma comemoração do Dia Mundial da Alimentação!




A equipa dinamizadora (PES-ES/CN, BE, EE, COJ) 
na Escola-sede Dr. Pascoal José de Mello


Promoveu a sopa :




Fez batidos com leite e diversas frutas (banana, ananás, pêssego, manga, tutifruti):





Fez espetadas de fruta:



Fez marmelada e doce de maracujá :



Fez rastreio de IMC com uma balança de bioimpedância 
(metabolismo basal, %massa muscular, %massa gorda, %gordura visceral):




Mediu tensão arterial e pulsações:


Promoveu hábitos alimentares saudáveis com cultura e diversão a partir de exposições temáticas com livros, panfletos, cartazes e jogos de computador na Biblioteca Escolar
que fizeram as delícias dos alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Ansião, que com os alunos mais velhos participaram ativa e entusiasticamente na atividade.







Na Escola n.º 2 de Avelar foi assim:















No dia 16 de Outubro, o Agrupamento de Escolas de Ansião comemorou o Dia Mundial da Alimentação com exposições nas Bibliotecas Escolares de bibliografia diversa, jogos de papel e lápis, jogos de mesa e jogos de computador, à disposição dos alunos, sobre alimentação e hábitos alimentares saudáveis, e foram ainda distribuídos desdobráveis sobre “Alimentação Saudável – Jovens Saudáveis” e “quantos queres?” de papel alusivos tema. No bar dos alunos foram afixados trabalhos elaborados na disciplina de Ciências Naturais por alguns alunos, nomeadamente, cartazes sobre hábitos alimentares saudáveis e não saudáveis e rodas dos alimentos feitas com os alimentos frescos trazidos por eles.

No refeitório da Escola n.º 2 de Avelar, em Avelar, foi realizado, durante a hora de almoço, um desfile de" alimentos saudáveis", com os alunos vestidos de alimentos e no Bar dos Alunos da Escola Dr. Pascoal José de Mello, em Ansião, nos intervalos das aulas, nomeadamente, no período da manhã, no período do almoço e no período da tarde, foram feitos(as) e servidos(as) espetadas de fruta, sumos de fruta naturais, batidos de leite com fruta natural, marmelada caseira, compota de maracujá caseiro, e ao almoço sopa de legumes. Em simultâneo, houve medição do índice de Massa Corporal (IMC) com uma balança de bioimpedância, da tensão arterial e do número de pulsações por minuto.
Houve uma excelente adesão e envolvimento da comunidade escolar, nomeadamente, dos alunos de todos os anos de escolaridade, incluindo os do 1º ciclo da Escola Básica de Ansião e respectivos docentes, dos docentes, dos funcionários não docentes e dos encarregados de educação, que partilharam entre si a sua boa disposição e contribuíram para a promoção de hábitos saudáveis na nossa escola, tendo sido cumpridos todos os objectivos preconizados pela equipa dinamizadora da atividade.
A actividade foi da responsabilidade da equipa do Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual (PES-ES), da Biblioteca Escolar, da Unidade de Ensino Estruturado, do Centro de Ocupação Juvenil (COJ) e da área disciplinar de Ciências Naturais do agrupamento.

A Coordenadora do PES-ES, MFátimaRLopes
(notícia enviada e publicada no Jornal Horizonte de outubro de 2012) 

__________________________________________________________



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, o Agrupamento de Escolas de Ansião e em particular a equipa do P.E.S.-E.S. agradecem.