Sobre SAÚDE e EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar...


Segundo a Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), SAÚDE é o estado de completo bem-estar físico, mental, afectivo e social, e a abordagem da SEXUALIDADE ou da EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar passa por falarmos do corpo e das diversas formas de nos expressarmos, de sentimentos, de emoções, de afectos, de identidade sexual e papéis de género, de relações interpessoais, para além da saúde e em particular da saúde sexual e reprodutiva, consiste na abordagem do ato de Viver!


Rastreio de AUDIOLOGIA, pela GAES-Centros Auditivos, para todos os alunos do 1º ciclo


importante"Rastreio de AUDIOLOGIA para todos os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Ansião (verificação do cerume e de otites, audiograma com três frequências, entrega de uma folha de registo com os resultados do exame, aconselhamento e encaminhamento, se necessário, dos alunos e seus encarregados de educação).

Aos alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e secundário é oferecido um Vale para consulta gratuita nos Centros Auditivos Certificados GAES de Coimbra ou de Leiria. O rastreio faz parte do PAA-PESES de 2011/12 do Agrupamento, no seguimento de outros rastreios feitos nos três últimos anos, nomeadamente, de oftalmologia, da tuberculose, do HIV-SIDA e do IMC/obesidade (consultar http://peses-agansiao.blogspot.com), como mais uma medida de prevenção e promoção de saúde e de bem estar da comunidade escolar, conducente ao sucesso dos discentes e a uma escola de excelência.


<><><><> <><><><> <><><><>




O rastreio de audiologia feito pela GAES foi concluido nas dez escolas do 1º ciclo do agrupamento. 
Os resultados foram enviados pela GAES para a Direção do Agrupamento (e equipa do PES-ES). Os encarregados de educação dos alunos sinalizados foram informados por escrito.
 Foram distribuidos vales-consulta a todos os alunos do 2º, 3º ciclos e secundário e a todos os funcionários docentes e não docentes, operacionais e administrativos, para que possam também fazer gratuitamente o seu rastreio nos
 Centros Auditivos GAES
de Coimbra ou de Leiria.





Um agradecimento especial aos técnicos de audiologia da GAES responsáveis por este rastreio, que foram contatados pela coordenadora do PESES e que gentil e prontamente aceitaram a proposta, Alexandra Carvalhais Marinho e Nuno Sarmento.

A equipa do Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual (PES-ES) e a Direção do Agrupamento também manifesta publicamente o seu agradecimento a todos os docentes do 1º ciclo e assistentes operacionais que receberem as equipas do rastreio nas respetivas escolas e previamente se organizaram para que tudo decorresse da melhor forma.

==============================================

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, o Agrupamento de Escolas de Ansião e em particular a equipa do P.E.S.-E.S. agradecem.