Sobre SAÚDE e EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar...


Segundo a Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), SAÚDE é o estado de completo bem-estar físico, mental, afectivo e social, e a abordagem da SEXUALIDADE ou da EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar passa por falarmos do corpo e das diversas formas de nos expressarmos, de sentimentos, de emoções, de afectos, de identidade sexual e papéis de género, de relações interpessoais, para além da saúde e em particular da saúde sexual e reprodutiva, consiste na abordagem do ato de Viver!


Fim de semana na Praia de Mira_11 e 12.Junho.2011







A actividade decorreu durante um fim de semana (11 e 12 de Junho), na Praia de Mira, com um grupo de quarenta e oito alunos, essencialmente do nono ano, estando presentes ainda alguns do décimo ano e dois do oitavo ano. Estes estiveram acompanhados pela Professora Elvira Silva, de Moral, que tem dado continuidade ao projecto ao longo dos últimos anos, pela Professora Fátima Lopes, docente de CN dos alunos do 9º ano e Coordenadora do Projecto de Educação Para a Saúde e Sexual, no âmbito do qual o mesmo também foi desenvolvido, e pelo professor Miguel Branco, de Educação Física, que se prontificou desde o início a participar no mesmo. Na praia, na lagoa de Mira, no Parque de Merendas, nos passeios pela vila, na Casa de Sagrada Família, onde ficaram a dormir, discentes e docentes acompanharam-se no cumprimento de todos os objectivos previstos, e de uma forma totalmente agradável para todos os envolvidos.
   Nos dois dias, o grupo esteve na praia, devidamente vigiado pelos nadadores salvadores, jogaram à bola, às cartas, divertiram-se com responsabilidade. Também momentos agradáveis na barrinha, quando andaram nas gaivotas foram motivo de muita satisfação para os alunos.
   De salientar também que para alguns alunos é a única oportunidade que tem de ir à praia, porque são alunos carenciados e também é a única possibilidade de todos estarem juntos num espaço diferente do da escola, ficando uma experiência afectiva muito rica, entre alunos e também com os docentes.
   Fazendo um balanço geral, podemos dizer que a actividade foi muito positiva.

Para ver as fotografias desta atividade,
clique sobre o seguinte link:





=========================================================

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, o Agrupamento de Escolas de Ansião e em particular a equipa do P.E.S.-E.S. agradecem.