Sobre SAÚDE e EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar...


Segundo a Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), SAÚDE é o estado de completo bem-estar físico, mental, afectivo e social, e a abordagem da SEXUALIDADE ou da EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar passa por falarmos do corpo e das diversas formas de nos expressarmos, de sentimentos, de emoções, de afectos, de identidade sexual e papéis de género, de relações interpessoais, para além da saúde e em particular da saúde sexual e reprodutiva, consiste na abordagem do ato de Viver!


Palestra-debate "Os valores numa sexualidade responsável"

A sessão "Os valores numa sexualidade responsável" decorreu no tempo da aula de Educação Física, no passado dia 3 de dezembro, com a duração de 45 min, para o 7ºD, e com os seguintes objetivos:

-valorização da sexualidade e afetividade nas várias fases do desenvolvimento ao longo da vida;
-compreender a sexualidade num projeto de vida que integre valores (afetos, crescimento e maturidade emocional, capacidade de lidar com frustações, compromissos), saber ser assertivo.

Na sessão foram abordados assuntos tais como: conceito de sexualidade; desenvolvimento da sexualidade e manifestações de sexualidade desde que nascemos; o que é a dolescência?; puberdade ( mudanças físicas e consciência de mudança nas relações com os outros, afirmação pessoal, crises, vontade de ser adulto, confusão, escolha dos amigos, manifestações de afeto....); afetividade; importância de respeitar as diferenças e refletir sobre elas; sentimento de AMOR, recompensas e responsabilidades; orientação sexual o que é?....

Os alunos mostraram-se atentos e participativos. 



Texto escrito pelo docente Madalena Ferreira
(Subcoordenadora do PES-ES do Agrupamento)


A atividade foi orientada pela psicóloga escolar em atividade no agrupamento Liliana Ferreira, em articulação com a área disciplinar não curricular de Educação para a Cidadania.

FOTOGRAFIAS DA ATIVIDADE 
(Escola n.º2 de Avelar)



===================================

Palestra-debate " Igualdade e respeito"

A palestra -debate " Igualdade e respeito", que decorreu nas aulas de Ciências Naturais, no passado dia 5 de dezembro, com a duração de 45 min para os 6ºs D, E e F, teve os objetivos segunites:
-Desenvolver atitudes de compreensão e respeito pelos sentimentos e emoções de cada um;
-Compreender o tipo de sentimentos que podem estar presentes nas diferentes relações;
-Perceber o que são comportamentos discriminatórios.......

Foram abordados os assuntos: cada individuo é diferente e o modo como nos comportamos afeta o modo como os outros se comportam; a qualidade das relações interpessoais e o desenvolvimento interpessoal; a importância de se compreender para poder compreender os outros; direitos humanos e respeito pela liberdade, igualdade e comportamentos não discriminatórios; o que é discriminar?, situações óbvias e subtis; valores; importância de respeitar o outro, saber ouvir, compreender reações e atitudes; aceitar os sucessos do outro.....
Esta sessão foi enrriquecida com várias histórias fantásticas e que a todos nos marcaram: patinho feio, princepezinho......e ainda com os filmes " um par de sapatos" e " somos todos iguais na diferença"

Nesta sessão os alunos mostraram-se atentos, interessados e participativos.


Texto da docente Madalena Ferreira
(Subcoordenadora do PES-ES do Agrupamento)


Esta atividade do Plano Anual de Atividades foi dinamizada pela Psicóloga Escolar Liliana Ferreira, para os alunos do 6º ano de escolaridade da Escola n.º 2 de Avelar, e prevê-se que seja repetida para os alunos do 6º ano e do 8º ano da Escola EB23/S Dr. Pascol José de Mello, Ansião, do nosso Agrupamento, no início do 2º período.

FOTOGRAFIAS: 
Sessões na Escola n.º 2 de Avelar



============================================



Quando da comemoração do Dia Mundial do Não Fumador



A comemoração do Dia Mundial do Não Fumador teve lugar no Agrupamento de Escolas de Ansião em articulação com a área disciplinar de Ciências Naturais, cujas atividades foram integradas nos Planos de Turma dos alunos do 6º ano, das Escolas n.º2 de Avelar e Dr. Pascoal José de Mello. 

Os alunos do 6º ano de Avelar elaboraram alguns trabalhos temáticos, que foram afixados no bar desta escola, e ainda foram feitas  rimas por turma, que depois foram seleccionadas  para serem publicadas no Jornal Palavrinhas (http://palavrinhas.webnode.pt/news/dia-nacional-do-n%C3%A3o-fumador/) tendo em conta o seu conteúdo e originalidade.

Os alunos do 6º ano de Ansião usufruiram de ações de sensibilização, dinamizadas por enfermeiros, incluindo os estagiários, do Centro de Saúde, sobre os malefícios do tabaco e as vantagens de não fumar, em cada uma das 3 turmas. Os alunos participaram ativa e interessadamente, fazendo perguntas, contando as suas histórias e dando as respetivas opinões. Em janeiro estas ações de sensibilização também irão ter lugar em Avelar, uma vez que não foi possível fazer todas as sessões nesta altura.

A SEGUIR ALGUMAS FOTOGRAFIAS DA ATIVIDADE:









============================================