Sobre SAÚDE e EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar...


Segundo a Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), SAÚDE é o estado de completo bem-estar físico, mental, afectivo e social, e a abordagem da SEXUALIDADE ou da EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar passa por falarmos do corpo e das diversas formas de nos expressarmos, de sentimentos, de emoções, de afectos, de identidade sexual e papéis de género, de relações interpessoais, para além da saúde e em particular da saúde sexual e reprodutiva, consiste na abordagem do ato de Viver!


Ciência Arte Gastronomia Afectos Sem Stress(ES)_6Abril2011





Ciência Arte Gastronomia Afectos Sem Stress (Educação Sexual)

A actividade inicialmente estava destinada aos alunos do 10º e do 11º anos e respectivos professores e encarregados de educação, tendo os alunos do 9º ano da escola de Ansião acabado por participar por articulação com a disciplina de Língua Portuguesa, tendo assim oportunidade de assistir a uma peça de teatro, no âmbito do texto dramático, uma vez que também participavam já com a apresentação dos cartazes elaborados em Ciências Naturais, que fizeram parte da Exposição 3Ds.

Apesar da actividade que decorreu no Centro cultural de Ansião não ter sido especificamente destinada aos alunos de 9º ano, e em particular aos de Avelar, foi do agrado da equipa PES-ES o facto de alguns alunos de Avelar terem comparecido, atendendo ao convite da professora Madalena Ferreira. Com eles alguns Encarregados de Educação de Avelar também estiveram presentes. Por conversa com estes a actividade foi muito do seu agrado. Para além dos objectivos específicos desta sessão os momentos de convívio proporcionados são de sublinhar. Os alunos do 9º ano de Avelar participaram com cartazes que elaboraram no âmbito da disciplina de Ciências Naturais sobre Dependências e outros Desequilíbrios Desviantes de hábitos saudáveis – Exposição 3Ds – conjuntamente com os dos alunos de Ansião.

Esta actividade também pôde contar com a representação e colaboração do Centro de Novas Oportunidades, através da presença da Psicóloga Mafalda Branco.

As docentes de Língua Portuguesa do 10º e do 11º ano, Luísa Toscano e Ana Sofia Guedes, também Directoras das turmas do 10ºB e 11ºC, participaram no Workshop de Poesia, e o docente e director de turma do 11ºB Nuno Santos participou na dinamização do jogo de Pólo Aquático. A Coordenadora dos Directores de Turma Isabel Santo e directora de turma do 10ºC também esteve presente. As docentes de Língua Portuguesa do 9º ano estiveram presentes quando da apresentação da peça de teatro, acompanhando as respectivas turmas.

A actividade foi avaliada por observação directa, por registo fotográfico e a partir dos comentários deixados escritos em caderno ali colocado para o efeito na sala de exposições onde foi também servidas as refeições.

A actividade foi totalmente custeada pelo PES-ES, incluindo a impressão de todos os cartazes elaborados pelos alunos do 9º ano para a Exposição 3Ds, com a verba atribuída pelo Edital da DGIDC de 2009/2010 à Escola B23/S Dr. Pascoal José de Mello, Ansião.

A equipa do PES-ES e em particular a professora MFátimaRLopes, quer deixar expresso aqui o seu agradecimento às assistentes operacionais D. Rosa, D. Celeste Palricas e D. Irene Terceiro, pelo profissionalismo e pela grande dedicação/envolvimento mais uma vez demonstrados: bemajam! Também fica um agradecimento à Associação de Pais, nas pessoas da Presidente e Vice-Presidente pelo apoio claramente manifestado.

De lamentar que uma actividade que pretendia juntar grande parte da comunidade escolar, e que por isso foi marcada para uma quarta-feira de tarde e na última semana do período lectivo em horário não lectivo, não estivesse representada por um maior número de docentes e também que não tivesse havido cuidado com a marcação de reuniões em simultâneo, uma vez que a mesma foi apresentada e aprovada em Conselho Pedagógico e faz parte do PAA desde o início do ano lectivo e foram atempadamente afixadas todas as informações em diversos locais visíveis da escola.

Ver mais fotografias da atividade através do seguinte link:



==========================================================


Reportagem sobre Ciência, Arte, Gastronomia, Afectos, Sem Stress(ES) - PES.ES do Agrup Esc Ansião