Sobre SAÚDE e EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar...


Segundo a Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), SAÚDE é o estado de completo bem-estar físico, mental, afectivo e social, e a abordagem da SEXUALIDADE ou da EDUCAÇÃO SEXUAL em meio escolar passa por falarmos do corpo e das diversas formas de nos expressarmos, de sentimentos, de emoções, de afectos, de identidade sexual e papéis de género, de relações interpessoais, para além da saúde e em particular da saúde sexual e reprodutiva, consiste na abordagem do ato de Viver!


Exposição de "posters" sobre Educação Sexual_Dez.2011

elaborados pelos alunos do 9º ano (turmas A, B, C, D, E / 2011-12)
na disciplina da Ciências Naturais
nas escolas-sede de Ansião e de Avelar












A notícia foi publicada no Jornal do Agrupamento "Palavrinhas", é só clicar no link para ver:


===============================================

Palestra sobre Diferença de Género e Violência Doméstica

Conforme previsto no Plano Anual de Atividades do Agrupamento, no passado dia 29 de Novembro, as turmas do 9º ano da escola básica nº 2 de avelar, assistiram, acompanhados pelos professores de Matemática (Isac Pinto), de Ciências Naturais (Madalena Ferreira) e Ciências Físico-Químicas (Mário Marinho), a uma palestra sobre “ Violência doméstica e igualdade de género” promovida pelas equipas da Biblioteca Escolar e do Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual com a colaboração da Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Avelar e Chão de Couce. Esta palestra foi orientada pela Drª Letícia, da Associação para o Planeamento da Família do Centro (Coimbra).
Depois de uma breve introdução à sessão, foi lido o poema“ descalça de Viver, andava sempre” acompanhado a solo de viola, por alunos do 9º ano. Através de um jogo com cartões coloridos ( laranja e lilás)  refletiu-se sobre caraterísticas que são geralmente atribuídas ao género masculino ou ao género feminino, partindo da análise de fatos no nosso país.
Na maioria, o parecer dos presentes, estava de acordo com os dados existentes da Comissão da Igualdade de Género e do INE.
Conclui-se que se atribui assim um papel ativo ao homem e passivo à mulher.
Também o papel de agressividade, auto-controlo, coragem, força, é frequentemente atribuído ao homem enquanto que afetividade, dependência, alegria, tolerância é atribuído à mulher.
Na segunda parte, foi realizado um diálogo sobre o que consideramos Amor ou Violência pois existem atos de violência que se confundem com atos de amor. Muitas vítimas de violência desculpam as agressões pois acreditam que o agressor gosta delas e outras ainda por medo….
Os alunos participaram com muito interesse e envolveram-se bastante nas atividades propostas. De acordo com a opinião dos presentes a sessão foi excelente.

(texto escrito pela professora Madalena Ferreira, Subcoordenadora do PES-ES)


As fotografias da atividade podem ser visualizadas através do Blog da Biblioteca de Avelar em:



Esta palestra foi repetida no dia 14 de Dezembro para os alunos da EB23S Dr. Pascoal José de Mello, Ansião:



Na 4ª feira, 14 de Dezembro, durante uma hora e meia os alunos do 9º, 10º e 12º ano puderam participar de uma palestra-debate sobre Diferença de Género e Violência Doméstica, orientada por um psicóloga da APF, e da responsabilidade do PESES em articulação com BE/CRE, no âmbito do DL60/2009 e da Portaria 196-A/2010. A estratégia utilizada permitiu uma participação ativa de todos os presentes, uma vez que a sessão se desenrolou a partir de uma panóplia de questões sobre o tema abordado e todos foram convidados a interajir, levantando um cartão laranja, ou lilás, ou a mão, de acordo com o código pré-estabelecido, e sempre que oportuno os alunos foram convidados a defender as suas posições. A atividade foi avaliada por registos fotográficos, por questionário escrito e é referida no "Jornal de Sexta-feira" do Ansiao.TV. As fotografias podem ser consultadas no moodle do Agrupamento na disciplina do Projecto de Educação para a Saúde e Educação Sexual_PES-ES e no Jornal Palavrinhas.
Foram convidados todos os encarregados de educação dos alunos a quem se destinou a atividade por escrito pela equipa do PES-ES, através dos respetivos diretores de turma.
A mesma foi financiada pelo Edital do PESES de 2011.









Pode ver mais fotografias sobre a atividade no Jornal Palavrinhas:

http://palavrinhas.webnode.pt/news/palestra-debate%20sobre%20diferen%C3%A7a%20de%20genero%20e%20viol%C3%AAncia%20domestica/


=========================================================